sábado, 4 de fevereiro de 2012

Frases de ajuda que proponho que sejam eliminadas!


2 - Remédio para todos os males - "Pensa que há pessoas que estão pior do que tu"

Esta faz parte das frases "verdade universal". Ou quase...porque há-de haver para aí um desgraçado ou desgraçada a quem esta frase não se pode aplicar, por ser o mais desgraçado e infeliz. O PIOR de todos. O top dos tops do sofredor.

Sendo uma verdade universal é de muito fácil "visualização". 
Pessoa cujos testículos tiveram de ser amputados devido a cancro. Pensa naquele que é impotente e não tem tesão há 20 anos.
Sem abrigo em Portugal. Pensa no que seria ser sem abrigo na Sibéria.
Pessoa com depressão profunda porque foi vitima de pedofilia. Pensa naquele que foi vitima de pedofilia, a mãe era toxicodependente e o Pai fugiu para o Brasil com a avó e por isso teve de ser institucionalizado.
...
Esta frase para mim tem o problema de logo à partida desvalorizar a dor da pessoa que recorreu ao nosso ombro para conforto. Por outro lado é uma frase tão batida que é despida de significado/impacto para a maioria.

Eu acho que somos capazes de fazer muito melhor do que "pensa que há pessoas estão pior do que tu"...

E esta frase enerva-me particularmente. Tenho de confessar. Já a ouvi demasiadas vezes ao longo da vida. E sim já a usei também, mas espero não voltar a fazê-lo.

(escrito a 21.09.11)

1 comentário:

  1. Ou desistir de sequer pensar em ajudar alguém, seja pessoa ou animal, porque "não se pode salvar o mundo". Mas o mundo é feito de mundos, e em cada um podemos ter alguma coisa a dizer/fazer. Claro, falar é fácil.

    ResponderEliminar